29 abril 2012

Maturidade às vezes vem sem ser com a idade




Maturidade às vezes vem sem ser com a idade,
A vida faz a gente crescer ou até mesmo voltar a ser criança.
A graça de tudo isso eh achar o meio termo.

É ser a adulta que todos esperam
Tendo o olhar e a graça da criança que nunca precisa crescer.
E saber separar e juntar, na hora certa ou na hora inserta.
Pois nem tudo programado tem graça.

E por mais que doa o tempo, por mais que ele castigue,
Preciso te lembrar que tudo muda,
E tudo vai mudar!

Você tem que aprender a mudar, mas não precisa necessariamente.
Torna-se pó, ter um coração de pedra.
Ou esquecer a importância do banho de chuva na volta da escola
Ou a força que não precisávamos fazer para empinar uma pipa
Nas tardes de verão da praça velha na rua de traz da casa de nossa avó.

Parece que quando vamos ‘crescendo’ trocamos a preocupação de onde íamos buscar giz ou tijolo para riscar o chão e começar a amarelinha.

Lembro-me como se fosse ontem quando chegava em casa com os pés cheios de lama, e mamãe dizia ‘Arrodeia pra não sujar a casa, vai pelo quintal”, e sempre que chegava achava uma forma de me sujar mais ainda... como no dia que não tinha muito o que fazer e fui brincar de pescar perto do rio na segunda rua e não sabendo me aproximei da agua era um mangue e eu afundei nele, nem preciso lhe dizer como cheguei em casa, e principalmente não vou contar a reação de mamãe.

Sabe eu cresci, comecei a ter responsabilidades, mas não perdi isso, sempre que chegava na casa de minha mãe e ela estava na cozinha ia por traz e levantava ela na beira do fogão ou da pia e ela batia em mim  “menina você vai me derrubar, olha meu ossos” e eu respondia “como vou ver seus ossos mãe?” e caímos na risada.

Meus amigos sabem como eu sou, sou moleca mesmo de brincar me sujar, de chamar a garotada da rua da casa da minha irmã pra jogar queimado, e lembro bem, no fim estávamos nós os ‘velhos’ jogando todos juntos esquecíamos a idade, lembro que numa dessas uma amiga de infância ia passando e estava de salto alto toda arrumada vinha do trabalho... Passou por nós e paramos não dissemos nada, ela olhou pra gente riu e já tirou os sapatos jogou na calçada e veio ter conosco e foi magico. Acabamos todos soados e cheirosamente fedorentos. E conversamos pela madrugada adentro sim tudo bem no outro dia ninguém mais lembrava aquele momento tudo voltou ao ‘normal’, não, não acho, acho que no outro dia todos nós acordamos com mais força para seguirem ‘crescendo’.

Pois crescer não quer dizer endurecer, ou perder o brilho, crescer é mais uma etapa, quem seriamos nós se não tivéssemos ao nosso lado o poder do choro para fazer-nos lembrar de quem somos. Temos sempre que evoluir aceitar as diferenças e respeitar o próximo, se não gosto de você não tenho que te diminuir, segue teu caminho e eu o meu o tempo vai nos ajustar da melhor forma...

Daí na nossa adolescência quando vem a fase das paixões, nos tornamos sérios queremos passar isso, seriedade, muitas vezes é nesse momento que esquecemos que talvez nosso ‘amor’ tenha se aproximado não pela seriedade mas pela espontaneidade de nosso sorriso, não, não acredito no amor que se aproxima por sensualidade, não chamo de amor, chamo de paixão e claro tem que ser vivida é deliciosa, mas não é amor, amor vem do riso, da leveza, das palavras, da intensidade do coração  batendo.

Daí o tempo passa e às vezes você esquece essas coisas tão simples, mas que podem sempre fazer a diferença entre dois anos de namoro, e uma vida de felicidade continua, e algumas pessoas estão esquecendo isso.
Outro dia assisti a um vídeo de um casal se trollando ao acordar eu ri muito, e o casal também, pensei, poxa eles sempre vão ter historias pra contar, claro que deve ter dias que eles acordam sérios ou simples, e me perguntei, será que o casal que acorda na rotina na mesmice na seriedade, vai durar tanto quando esse outro? E se durar seria por amor? Ou apenas é cômodo do jeito que tá.

Isso é pra se refletir, mas já fugi do que queria falar...

Cresça, isso é inevitável, mas não deixe seu coração envelhecer, isso seria Fatal.
Sorria todo dia nem que seja na frente do espelho de si mesmo ou de seu cabelo ao acordar,
Pois sorrir mantem o coração jovem, mesmo que em algum momento tenhamos que chorar.

Cresça, mas não deixe seu coração petrificar.


Geane Carmo
28.04.2012



Um comentário:

Sarah disse...

Q lindo! Em algumas falas me via. Me emocionei em cada frase. Parabéns irmã!